INAUGURAÇÃO
FAB inaugura Centro de Comando e Controle de Saúde na DIRSA
A Força Aérea Brasileira (FAB) inaugurou, nesta quinta-feira (24/07), o Centro de Comando e Controle de Saúde da Aeronáutica, na sede da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), no Rio de Janeiro (RJ). O novo espaço representa um avanço estratégico na modernização da gestão da saúde, ao permitir o monitoramento em tempo real de toda a rede assistencial da FAB.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado do Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Laerte. Estiveram presentes na solenidade o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares e autoridades civis e militares.
Inspirado em modelos utilizados na aviação, o Centro foi desenvolvido para integrar sistemas, otimizar decisões, agilizar atendimentos e aperfeiçoar a gestão de recursos. A proposta é fortalecer o cuidado humanizado e tornar o serviço de saúde da FAB ainda mais eficiente.
Durante seu discurso, o Comandante da Aeronáutica destacou a importância de um olhar voltado à base operacional e à padronização dos sistemas. “Esse Centro é de suma importância, principalmente quando olhamos para a ponta, buscando a padronização dos nossos sistemas. Esse caminhar de inovação nos mostra que ainda há muito a ser feito. É essencial validarmos os processos olhando para onde o serviço é entregue, como no Hospital de Força Aérea de Brasília, que hoje é referência. A utilização desse espaço é, sem dúvida, uma das formas mais nobres de evoluirmos”, afirmou.
Já o Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Laerte, enfatizou o caráter transformador do novo Centro. “Vamos ganhar eficiência, precisão nas decisões e, acima de tudo, agilidade no atendimento. Este Centro simboliza inovação, compromisso com a vida e respeito ao nosso efetivo”, afirmou.
Após a cerimônia, os convidados participaram de uma apresentação técnica no novo espaço, conduzida pelo Subdiretor de Atenção à Saúde e Regulação da Assistência Médico-Hospitalar (SARAM) e de Planejamento, Orçamento e Gestão (SDPOG), Brigadeiro Médico Alexandre de Araújo Melo, que detalhou as funcionalidades e perspectivas de uso do sistema.
Fotos: Sargento Lucas / CECOMSAER